sexta-feira, 18 de julho de 2008

Bate-papo com Abram Szajman

Nesta edição, o Panda em Foco traz um Bate-Papo com o empresário e um dos doadores para a construção da Nova Sede Hope, Abram Szajman.



Dr. Abram, como é chamado aqui na Casa Hope, é Presidente da Federação do Comércio do Estado de São Paulo – Fecomércio SP; Presidente do Centro do Comércio do Estado de São Paulo – CCESP; Presidente dos Conselhos Regionais do SESC e do SENAC; 1º Vice -Presidente da Confederação Nacional do Comércio – CNC e Presidente do Conselho de Administração do GRUPO VR, integrado por empresas de comércio, serviços e financeiras.
Ele nos fala sobre como a iniciativa privada pode colaborar com o trabalho das organizações não-governamentais em sistema de parceria. Fala também sobre a parceria Hope - Senac que viabiliza a capacitação profissional dos atendidos da instituição e de quais foram os critérios adotados para que a Casa Hope recebesse o apoio da Família Szajman.

Casa Hope - O Senac São Paulo disponibiliza para a sociedade cursos técnicos de capacitação profissional cuja estrutura tem um aporte financeiro proveniente dos cursos superiores. De que forma este modelo colabora para um acesso maior e melhor à educação?
Abram Szajman - Nossa política de preços e de concessão de bolsas de estudos busca ampliar as possibilidades de toda a população. Os cursos técnicos de nossa programação preparam para a prática profissional e o rápido ingresso no mercado de trabalho. Permitam-nos um esclarecimento: o Senac São Paulo mantém um investimento contínuo no desenvolvimento de cursos e programas, visando o lançamento de novos títulos ou a atualização permanente do seu portfólio, em vista do dinamismo do mercado. A qualidade desse trabalho é possível com o aporte da receita proveniente da contribuição das empresas de comércio de bens e serviços.

Casa Hope - Qual o papel de instituições como o Senac São Paulo na formação de profissionais e pessoas socialmente responsáveis?
Abram Szajman - O Senac São Paulo inscreve como sua missão o desenvolvimento de pessoas e organizações para a sociedade do conhecimento, por meio de ações educacionais comprometidas com a responsabilidade social. É assim que nossa organização prepara profissionais cidadãos, conscientes de que sua atuação deve trazer benefícios para si e para o conjunto da sociedade.

Casa Hope - Como o terceiro setor e instituições privadas podem trabalhar juntos para o desenvolvimento do país?
Abram Szajman - O Senac São Paulo acredita firmemente na efetividade de parcerias intersetoriais, que ajudam a direcionar o trabalho de responsabilidade social de organizações na atuação com iniciativas do terceiro setor. Ao mesmo tempo, o trabalho conjunto possibilita um diálogo ampliado com novos segmentos da sociedade e promove a sinergia das ações.
Esforços coordenados estão sempre em melhor sintonia com bons resultados.

Casa Hope - Na sua opinião, é possível que Organizações Não-Governamentais
como a Casa Hope, por exemplo, utilizem um sistema semelhante ao do Senac
para garantir a sustentabilidade de suas atividades?
Abram Szajman - Toda organização precisa estar em sintonia constante com o público-alvo de seu trabalho. É isso que garante sua legitimidade, flexibilidade, rápido redirecionamento de esforços quando necessário e efetividade de sua atuação. Da mesma maneira, é preciso enfatizar e praticar o diálogo com seus pares e outros segmentos da sociedade, inclusive com as várias instâncias governamentais. A sustentabilidade é resultado de um processo contínuo de questionamento, diálogo e renovação.

Casa Hope - O que o motivou a apoiar a causa da Casa Hope? Quais foram os critérios utilizados para escolher a instituição?
Abram Szajman - Um dos focos da atuação social do Senac São Paulo é o apoio ao desenvolvimento de organizações de caráter comunitário que atendem a públicos com carências específicas, qualificando lideranças ou equipes por meio de treinamentos específicos ou concessão de bolsas de estudos de sua programação regular. Além disso, o Senac mantém trabalhos com centenas de organizações de base comunitária por meio das redes sociais, Programa Formatos, Fórum Permanente do Terceiro Setor, entre outros. Com a Casa Hope, era fácil perceber a importância, o alcance e a seriedade do trabalho prestado.
Assim, foi natural que uma atuação conjunta logo se tornasse possível, buscando colaborar para trazer ainda mais efetividade às generosas ações empreendidas. Nossa ação procurou contribuir com a capacitação de funcionários e a realização de oficinas de qualificação pré-profissionalizante para os hóspedes acompanhantes, no sentido de facilitar a geração de recursos próprios.

Casa Hope - Responsabilidade Social: um recado para os empresários do país.
Abram Szajman - Não há esperanças de um desenvolvimento realmente sustentável para nosso país sem a preocupação com o exercício da responsabilidade social. É isso que buscamos no Senac São Paulo. Temos um compromisso cotidiano com a construção de cenários sociais mais justos e solidários, com ênfase na educação voltada para a inclusão social e no exercício de uma ação contributiva com as comunidades nas quais atuamos.

Blog da Casa Hope

Nenhum comentário: